Notícias › 02/04/2017

Programação da Semana Santa da Catedral Metropolitana de Florianópolis

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

 

É com imensa alegria que vimos até você para convidá-lo a participar, juntamente com sua distinta família, nas solenidades da Semana Santa de 2017 na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

 

SEMANA SANTA DE 2017

 

Dia 09 de Abril— Domingo de Ramos

Santa Missa e Procissão

 09h — Neste dia solene a liturgia do Domingo de Ramos começará no Largo São João Paulo II, na frente da Catedral, com a Bênção dos Ramos e de onde sairá a procissão, que circundará a Praça XV de Novembro, retornando
à Catedral.

 

Outros Horário de Santas Missas

 Na Catedral: 07h30, 18h, 19h30

Igreja do Rosário: 19h

Igreja do Asilo Irmão Joaquim: 08h30

Igreja São Sebastião: 19h

 

Obs.: Pede-se para trazer de casa um ramo verde, para que seja abençoado. Em todas as Missas e Celebrações do Sábado e Domingo de Ramos, será realizada a “Coleta Especial em favor das obras da Campanha da Fraternidade de 2017

  

TRÍDUO DA SEMANA SANTA

CATEDRAL METROPOLITANA

 

Celebração da Via Sacra seguida de Santa
Missa, 17h45, na Catedral

 

Dia 10 de Abril – Segunda-Feira Santa

Responsável: Pastoral Litúrgica

Dia 11 de Abril — Terça-Feira Santa

Responsáveis: Ministros da Sagrada Comunhão

Dia 12 de Abril — Quarta-Feira Santa na
Catedral

Responsável: Movimento de Irmãos

 

Obs.: Todos os dias, durante a Via Sacra e Santa Missa, haverá atendimento individual de Confissões.

 

 

TRÍDUO PASCAL

 

13 DE ABRIL

QUINTA-FEIRA SANTA

INSTITUIÇÃO DOS SACRAMENTOS DA ORDEM E DA EUCARISTIA

 

Às 09h00 – A Catedral. Metropolitana estará recebendo os Bispos, Padres e Diáconos da Arquidiocese, para a Santa Missa Solene do Crisma, com a bênção dos Santos Óleos da Crisma, dos Enfermos e do Batismo.

 

Às 19h30 – Na Catedral Metropolitana, se dará início a Santa Missa. Solene, durante a qual iremos recordar a Santa Ceia, e a instituição do Sacramento da Eucaristia, repetindo o gesto singelo e humilde, praticado por Jesus: o lavar os pés dos discípulos.

 

obs.: Após a Santa Missa acontecerá a Vigília de Oração até as 24h, quando a Catedral será fechada, para reabrir às 08 horas da manhã, da Sexta-Feira Santa.

 

 

DIA 14 DE ABRIL

SEXTA-FEIRA SANTA DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO

 

É dia santo de guarda. É dia de jejum e de abstinência de carne e de todos os vícios. É dia de penitência e de oração. É dia, de silêncio profundo, para meditar e avaliar a própria vida. Para aqueles que desejarem receber o perdão de seus pecados, durante todo o período da manha, entre 08 às 12 horas, haverá Padres na Catedral disponíveis, para ouvir confissões individuais e conceder absolvição de pecados.

 

Durante todo o período da manhã, até às 14 horas, a Catedral estará aberta para acolher os fiéis que desejarem fazer sua hora de oração com o Senhor. Para cada horário haverá uma Pastoral ou Movimento Católico encarregado de conduzir as reflexões e preces dos fiéis.

 

15h 00 – CELEBRAÇÃO SOLENE DA PAIXÃO DO SENHOR

 

Obedecendo à antiga tradição, todos os batizados são chamados a participar da Celebração Solene da Paixão e Morte do Senhor, que se desenvolve  seguindo quatro momentos fortes e importantes:

 

1º – Paixão Proclamada – quando somos convidados a ouvir, ler e meditar sobre tudo que, na Bíblia Sagrada refere-se ao Sacrifício de Cristo.

 

2º – Paixão invocada – quando é entoada solenemente a Oração Universal, pela qual a Igreja dirige preces e súplicas em favor da humanidade e de suas instituições religiosas e públicas.

 

3º – Paixão Venerada — quando a Igreja é convidada a olhar a Cruz e nela venerar a imagem do Cristo crucificado, prostrando-se em profunda e respeitosa reverência, para o humilde gesto do “Beija Cruz”.

 

4º – Paixão Comungada — embora na Sexta-Feira Santa não aconteça a Celebração de Sacramentos, nesta solenidade todos os fiéis presentes são convidados para receber em comunhão o Corpo de Cristo.

 

17h30 — Encenação da Paixão de Cristo, que será apresentada no Adro e escadaria da Catedral Metropolitana pelo Movimento Jovem Água Viva, da Paróquia Militar Nossa Senhora do Loreto, da Base Aérea de Florianópolis.

 Após a apresentação, dar-se-á início à Solene Procissão, levando a veneranda imagem do Senhor Morto.

 Obs.: Pede-se aos que vierem participar da Procissão do Senhor Morto, trazerem de casa uma pequena cruz de madeira, representando seus sacrifícios pessoais praticados durante a quaresma.

 

Dia 15 de Abril

Sábado Santo

 

Neste dia santo em que Nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida seus filhos e filhas dispersos por toda a terra, a se reunirem em Vigília de Oração, para ouvir a Palavra de Deus e Celebrar os Sagrados Mistérios da Fé, com a firme esperança de participar do triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte.

 

A Vigília Pascal do Sábado de Aleluia é a mãe de toda a liturgia, da qual devemos fazer o máximo esforço para participar. Na catedral. Na Catedral, a Vigília Pascal iniciará às 20 horas, com o rito da bênção do fogo novo.

 

Dia 16 de Abril

DOMINGO DA
PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

 

“Este é o dia que o Senhor fez para nós”

 

É o Dia Eterno, que Santo Atanásio chamou de grande domingo que ainda não acabou, pois em cada Santa Missa celebramos o Mistério da Paixão,
da Morte e da Ressurreição do Senhor.

 

Horários das Santas Missas

 

Na Catedral Metropolitana: 07h30; 09h30; 18h; 19h30

 No Asilo Irmão Joaquim: 08h 30

 Na Igreja do Rosário: 19h 00

 Na Igreja São Sebastião: 08h 30

 

 

 

Antecipando as alegrias da Ressurreição do Senhor, desejamos às Famílias de toda Comunidade Paroquial, bem corno os amigos e amigas da Catedral Metropolitana de Florianópolis, os mais ardentes e sinceros votos de Feliz e Santa Páscoa.

 

Dom Wilson Tadeu Jonck, SCJ

Arcebispo Metropolitano

 

Pe. David António Coelho

Pároco e Cura da Catedral

 

Pe. Pedro Adolino Martendal — Vigário Paroquial

Pe Eugênio Kinceski — Vigário Paroquial

Pe Luiz Harding Chang — Vigário Paroquial

Pe. Vilson Groh   — VigárioParoquial

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.